Materiais


Materiais

Colnago foi o primeiro construtor de quadro a ver o potencial da fibra de carbono na evolução do ciclismo. Ele escolheu a combinação mais recente da tecnologia com o conceito da geometria dos quadros personalizados. A extensão muscular, flexibilidade e preferência pessoal de posicionamento combinado a eficiência aeróbica individual, são variáveis demais para um piloto se restringir em apenas alguns poucos tamanhos de quadros. É por isso que todos os quadros de topo da Colnago são construídos em diversos tamanhos para atender todos os pilotos. Quer seja para um dos 130 ciclistas profissionais patrocinados pela Colnago ou um dos milhões de pilotos amadores exigentes em todo o mundo, há uma Colnago que oferece o ajuste perfeito. Com este conceito, a Colnago viabiliza o antigo conceito de artesanato para o futuro.

Pesquisa e Método:
Mesmo com a grande disponibilidade de fibra de carbono, há um certo número de problemas potenciais que podem existir no processo de fabricação. Só com grande investimento em tecnologia de fabricação, um produto de carbono pode ser considerado seguro e confiável sem sacrificar o desempenho. Os tubos de quadros Colnago são construídos com um sistema avançado de trama de filamentos. Este processo que é realizado ao longo de um sólido de aço inoxidável, o núcleo INOX, produz uma espessura de parede muito consistente, mesmo nos casos em que os tubos usam a forma externa e interna da estrutura intricada. Além disso, graças à INOX “espelho” e núcleos tratados, todas as diferentes camadas são comprimidas com pressões extremamente elevadas. Este processo avançado limita o excesso de resina no composto, reduzindo o peso e aumentando a força. Além do tubo avançado moldar a estrutura, produz uma maior resistência à relação de peso.

Construção e problemas:
Se para construir um tubo em um núcleo rígido a ser removido mais tarde é fácil de se imaginar, para realizar uma estrutura complexa com junção e suporte inferior é bastante diferente, e mostra dificuldades problemáticas a serem resolvidas por causa de sua forma e por causa de todas as diferentes forças simultâneas que acompanham uma vez em ação. A orientação das fibras, a natureza do tipo de carbono e o controle total das paredes da união são os frutos de testes exaustivos de laboratório, pesquisa e estrada. As junções de carbono de Quadros Colnago são construídos pelas mesmas fibras dos tubos: feita na Itália, com os mais altos padrões de qualidade. Os tubos são a soma das camadas sobrepostas do tipo unidirecional alternando com as tramas ordenadas diferentemente. As camadas entrelaçadas são comumente chamadas 1K e 3K, as melhores configurações para dar força, homogeneidade e reatividade a uma bicicleta de estrada vencedora. Isto vem sobre as escolhas estéticas que algumas fábricas de quadro tomam sem uma base técnica real.

Qualquer detalhe faz a diferença:
Comprimento e forma das superfícies de união e as camadas de orientação das fibras. Nada é por acaso e tudo está relacionado com ângulos e dimensões em qualquer estrutura única, para obter a máxima homogeneidade nas reações. As junções de quadros Colnago tomam forma em torno de um polímero de alta densidade especial para ser manualmente destruído após a polimerização. Este exclusivo sistema torna possível a construção de um componente caverna com a forma complexa (multifacetada).

Colnago e peso do quadro:
O peso do quadro é um detalhe que está a empurrar os produtos perigosos para o mercado. O processo de fabricação muitas vezes não confiáveis e inconsistentes com o carbono tradicional, podem produzir produtos finais com a produção muitas vezes suspeito a resistência à fadiga. As circunstâncias podem levar quadros inferiores, não só para rachar, mas podem resultar em falhas catastróficas sem aviso prévio. Muitos processos utilizados para aliviar peso do quadro simplesmente provaram não ser confiáveis. Com aplicação tecnológica, é possível ver quadros no mercado, com pesos entre 700 g e 800 g. Esses quadros podem ser tentadores para os consumidores procurarem a vantagem do peso leve. A Colnago acredita em um limite de 1000 g. Simplesmente não vale sacrificar a segurança, manuseio e confiabilidade para a vantagem insignificante de algumas gramas a menos de peso no quadro estático.

A comparação, “Colnago é como uma Ferrari”:
A produção de fibra de carbono em toda a linha de produtos 2013 Colnago é fundamental no mercado. Não apenas as matérias-primas, mas em todo o processo de fabricação. Este é um dos aspectos mais importantes no preço final de uma bicicleta Colnago ou quadro. Outro aspecto, é a falta de vontade da Colnago para ir para fora de Cambiago-Itália para a concepção de todos os aspectos das melhores bicicletas disponíveis. É por isso que a Colnago oferece um estilo único combinado com a tecnologia mais avançada. “Made in Italy” em um produto Colnago realmente significa “Made in Italy”. Atrás da assinatura Colnago reside o estudo mais minucioso e complexo de todos os aspectos da bicicleta, a partir da tabela de design para o produto final. É este investimento em detalhes que fazem o logotipo Colnago em uma bicicleta, análogo ao cavalo da Ferrari em um automóvel. É essa a comparação que a Colnago acolhe com orgulho.